quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um novo Brasil precisa de um novo raciocínio.



Eu acredito que poderia viver como um Hobbit! Longe de grandes metrópoles e governos corruptos. Talvez seja por isso que não me interesso por política, quero dizer, me interesso apenas o suficiente pra saber em quem estou votando e se minha escolha esta certa para meus conterrâneos brasileiros. Tendo dito isso, tentei não me expor muito e nem usar meu blog pessoal, que é apenas para esvaziar um pouco as ideias da cabeça, para ficar tratando desses assuntos que estão acontecendo no mês de Junho de 2013.

Caso você esteja vivendo em baixo de uma pedra ou simplesmente não da uma foda pra nada, aqui vai um resumo: o transporte público, que é de péssima qualidade, teve um aumento de 20 centavos. O povo não concordou e, usando de analogia, foi como um fósforo aceso num quarto com vazamento de gás. Devo dizer, sinceramente, que não esperava ver minha geração tão revoltada e se importando tanto com seu país como agora, do mesmo jeito que ainda não espero viver pra ver contato com raças extraterrestres. De uma semana pra outra, pessoas que apenas criticavam o país, apenas deixavam-no abaixo do digno em seus comentários pela internet e pelas ruas, resolveram defender com unhas e dentes sua casa e colocar a cara a tapa nas ruas, e nem mesmo é época de copa.

Há tanto fervor, tanta vontade, paixão, determinação em mudar o país, me dá orgulho, mais do que nunca, de vestir o verde, amarelo e azul. O brasileiro finalmente acordou e sabe muito bem o que quer, esta focado e consciente do que precisa fazer, unido com uma só voz.

Será?

Minha intenção é apenas olhar de um jeito crítico os eventos ocorridos nos últimos dias. “Não é só por 20 centavos”, grita o Brasil e até mesmo o mundo, porém, aparentemente, não se sabe muito bem a causa. Eu já vi pessoas reclamando desde os próprios 20 centavos e até mesmo pedindo o impeachment da presidente Dilma. Pelos Deuses, tem gente até achando mesmo que ficar um dia sem ver a Rede Globo vai mudar alguma coisa. Rafinha Bastos lançou um vídeo fazendo uma analogia bem interessante sobre essa exata situação. Achei que o vídeo ficou bem criativo e explanatório, dizendo como o brasileiro ficou descontrolado de tanto que estava sendo pisado, porém, esse é o problema, o descontrole esta gerando caos onde se era pra ter, no mínimo, um equilíbrio entre este e a ordem.

A começar pelo pedido de impeachment da presidente. A massa parece realmente acreditar que tirar a Dilma do poder vai limpar toda a corrupção do Brasil, isso já não é mais uma manifestação do povo e sim partidária. Enquanto as pessoas gritam essa demanda, há outros políticos de outros partidos aprovando a “Cura Gay” e o Ato Médico, pessoas essas, ignorantes e oportunistas, que fariam o mesmo se Geraldo Alckmin ou Fernando Henrique Cardoso estivessem no poder. Dilma Rousseff tem probabilidade de nem saber o que esta acontecendo no covil de pestes onde se encontra, assim como tem a probabilidade de ser a rainha deles, ninguém sabe, nem o Anonymous jogou isso à público ainda. Na época que o povo saiu nas ruas, pedindo Diretas Já e o impeachment do então presidente Collor, haviam provas de que ele estava envolvido em corrupção. Há provas que o PT esta quase vendendo a alma pro demônio, mas isso não quer dizer que seja inteiramente culpa da atual presidente.

Sobre a Rede Globo, e isso me faz ter uma lesão cerebral toda vez que vejo gente comentando. Como vocês acham, especificamente, que deixar de ver um canal de televisão vai ajudar em alguma coisa? Alguns jovens são tão ignorantes e facilmente impressionáveis que acabaram de descobrir que a mídia manipula informações e fazem disso uma tempestade destruidora de mundos, quase um Galactus da vida real. Eu sei porque já passei por isso, com meus 15 anos de idade eu ficava compartilhando, no velho Orkut, imagens como “Sorria, você esta sendo manipulado” ou como o desenho da Globo parecia algo relacionado ao tinhoso, atente que eu disse que tinha 15 ANOS DE IDADE, uma época que era aceitável, pois ainda não tinha uma base filosófica, sociológica e nem mesmo histórica completas. Mas hoje vejo marmanjo barbado compartilhando isso achando que esta salvando o mundo, o que é isso, gente? A Globo esta no topo das informações no Brasil, ela faz da notícia o que entende, porém, se vocês chegarem perto de derrubar a audiência dela, vocês acham que SBT, Record, Rede TV e outras emissoras não fariam o mesmo? Nos dias de hoje, se quer saber mesmo o que esta acontecendo, vá procurar em vários sites na internet.

O que me traz a outro assunto, as redes sociais. Tudo começou nelas, a indignação, seja ela embasada ou, como dizem, “poser”, começou aqui. E agora, magicamente, pessoas saem na rua gritando que “saíram do Facebook” e alguns determinados indivíduos falando com desdém “por favor, jovem, faça-me um favor, saia da internet e vá fazer algo pro seu país”!!!, fucking !!!!!!!! Retomando o assunto da mídia televisiva do parágrafo anterior, vocês realmente acreditam que o resto do Brasil e o mundo estariam tão unidos pela causa se não fosse o fluxo massivo de informação que a internet proporciona? As pessoas que, por várias razões, não podem estar presentes nas manifestações estão fazendo parte crucial de tudo isso pela internet. Assim como você deve saber muito bem, a mídia manipula a informação e pode fazer o povo desinformado se virar contra a causa, mas a internet está ai pra levantar hashtags e compartilhar vídeos e fatos excessivamente, à fim de deixar todo o ocorrido bem claro, portanto, não se ache melhor só porque você saiu na rua. Essa atitude só te torna mais mesquinho e não nacionalista. Os tempos mudaram, a conectividade é mais essencial do que nunca.

O grupo Anonymous lançou um vídeo resumindo, em 5 causas, tudo o que o brasileiro esta gritando nas ruas. Achei importante essa iniciativa e resume bem tudo que vi e li até agora, mas ainda não coloco minha mão no fogo pelo movimento. Tenho certeza, do fundo do coração, que tem gente bem informada e consciente do que esta indo fazer nas ruas, contudo, essas pessoas estão em menor número. Tem muita gente que não sabe nem cantar o hino nacional, não faz ideia do que é PEC 37 e esta vandalizando ou gritando palavras e ideologias sem sentido, e é daí que sai o caos que me referi no começo. Várias pessoas estão voltando desses movimentos desacreditadas, críticas do que verdadeiramente importa aqui. Isso esta se tornando partidário, pessoas estão levantando causas absurdas e os que realmente estão focados, estão sendo sufocados.

O ex-jogador Ronaldo e até mesmo o “rei” Pelé, estão a favor da copa no Brasil. Ronaldo diz, e eu cito “não se faz estádio com hospital” e Pelé pede pra esquecer isso tudo e apoiar o Brasil na copa. Amigos, entendam que estes homens estão, usando o linguajar popular, com seus cus na mão. Ao meu ver, todo esse alvoroço já chegou aos conhecimentos da FIFA e ela mandou seus capachos adorados pelo povo futebolístico, isto é, a esmagadora maioria, darem uma acalmada nos ânimos dos brasileiros antes que isso não atrapalhe seus planos. Não vai me impressionar ver o Neymar entrando nessa em algum momento.

Como comentei antes no Facebook, espero, do fundo do meu coração, que essa revolta continue. Que os brasileiros se mantenham de pé e não deixem tudo isso escapar daqui a um mês. Que o povo tenha realmente acordado, que todos tenham a consciência do poder que, unidos, todos possuímos. O babaca do Arnaldo Jabor foi dizer que esse é um movimento elitista, que você só vê classe média pra cima nas ruas, eu digo que AINDA BEM. Ainda bem que essa classe não esta mais preocupada com a própria cicatriz umbilical e resolveu lutar por todos. Todos somos brasileiros, desde um morador de rua até mesmo o Eike Batista, cada um pode participar do movimento, lutar pelo causa, isso se chama empatia, ser solidário com as causas alheias.

Por favor, procurem se informar, adotem uma causa racional e não falhem nessa oportunidade de ouro que temos em mãos, estamos fazendo história e ela precisa ser feita corretamente. Seria até interessante as pessoas procurarem ler a real história de Guy Fawkes e pararem de ser massivamente ignorantes, o que vocês colocam para tapar o rosto é o simbolismo de um filme, muito bom, diga-se de passagem, mas um filme, Guy Fawkes não foi um puro herói e nem esteve certo em tudo que fez.

Eu acredito que ainda podemos ser menos partidários e mais conscientes, ainda da tempo, ou vou cada vez mais acreditar em que Marx dizia: o povo não vai clamar o poder que lhe é de direito sem usar medidas severas.


Quem acordou? O Gigante ou a Besta? Lembrem-se disso nas próximas eleições! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário